Fotobioestimulação - O que é? » BioTherapy II » BioTherapy X »
O que é o Fotobiomodulação?

A Fotobiomodulação (FBM) antigamente conhecida como laserterapia ou laser de baixa potência, consiste na aplicação de lasers ou leds dentro da janela terapêutica no comprimento de onda da luz vermelha (600 a 700nm), promovendo efeitos de modulação dos processos biológicos.

É uma terapia que utiliza luzes de baixa intensidade (LLLT – Low-Level Light Therapy), para estimular, inibir ou induzir processos fotoquímicos no organismo.

Recentemente a World Association Photobiomodulation Therapy, em uma decisão consensual, mudou a terminologia "Low Level Laser Therapy" para Fotobiomodulação.

É um método de tratamento baseado em resultados de pesquisas que mostram que a irradiação com certos comprimentos de onda de luz vermelha ou infravermelha estimula uma série de efeitos fisiológicos pois libera fótons de luz que são absorvidos pelas mitocôndrias das células do organismo estimlando a produção de ATP (adenosina trifosfato). O aumento do ATP resulta em vários benefícios, como aumento da cicatrização dos tecidos, redução da inflamação e da dor.

Nos últimos anos, fontes de luz não coerentes, como diodos emissores de luz (LED) tornaram-se comuns.

Mecanismo da Luz no Tecido

Quando a Fotobiomodulação é usada no espectro eletromagnético visível (vermelho), existe uma fotobioestimulação inical na mitocôndria, a qual ativa uma cadeia de eventos biológicos.

Quando a irradiação é no espectro infravermelho, há estímulo nos canais da membrana plasmática resultando em mudanças na permeabilidade da membrana, temperatura e gradiente de pressão.

Tanto a luz vermelha quanto a infravermelha podem ser absorvidas por diferentes componentes da cadeia respiratória celular, como os cromóforos na citocromo C oxidase ou porfirinas, resultando em um aumento na produção de ATP celular e na produção de espécies reativas de oxigênio ou radicai superóxido.

Os efeitos clínicos da FBM são: regeneração tecidual, cicatrização, modela a inflamação, formação óssea e cartilagem, angiogênese e produção de colágeno.


Os equipamentos BiosTherapy II e BiosTherapy X são fontes luminosas com inovações tecnológicas que oferecem estímulo para Fotobiomodulação ou Fototerapia.

A tecnologia LED, diferente da tecnologia LASER, não apresenta diminuição de eficiência com o seu uso portanto, não necessita de calibração.

O LED tem sua vida útil estimada em aproximadamente 100.000 horas.

A construção eletrônica dos equipamentos é feita de tal forma que a sua potência luminosa é mantida durante todo o seu uso. A diminuição de carga é compensada eletronicamente.

Dessa forma os protocolos indicados podem seguramente ser mantidos enquanto há emissão de luz.

© Copyright Masterview. All Rights Reserved. 2024